engenhocas-para-economizar-água4-blog-da-engenharia

12 engenhocas para economizar água

Como engenheiros/futuros engenheiros, uma de nossas funções básicas é a de inventar recursos técnicos que vão facilitar, melhorar ou resolver a vida das pessoas. A falta de água está aterrorizando os brasileiros e, ao mesmo tempo, criando uma oportunidade para que coloquemos nossas engrenagens a todo vapor para criar engenhocas que ajudem na redução do consumo e no aproveitamento de água. Se você acha que já viu de tudo, aqui vai uma lista de algumas invenções criadas para economizar água que vão te deixar impressionado.

1. Máquina de lavar roupa que economiza até 90% de água

Xeros é o nome dado à máquina de lavar criada por pesquisadores britânicos e que utiliza pedaços de um polímero especial capaz de absorver sujeira e odores. Os pedaços de polímero podem ser reciclados por várias lavagens antes do descarte dos mesmos e poupam até 90% de água. Imagine quanta água seria economizada! Ficou curioso? O site da Xeros possui um contador de quanta água seria economizada desde 2013 se as lavanderias dos EUA estivessem usando a máquina.

2. Vaso sanitário com máquina de lavar acoplada

Se você não foi com a cara da Xeros, não se preocupe, ainda pode reaproveitar a água da máquina de lavar com a WashUp. Ao lavar a roupa, a água é armazena e depois utilizada na descarga. Além disso, ela ainda é ideal para pequenos apartamentos, economizando espaço.

3. Máquina de lavar acoplada ao chuveiro

As máquinas de lavar estão famosas entre as novas invenções. O Washit permite que você tome seu banho e coloque suas roupas para lavar ao mesmo tempo, reutilizando a água. Ele contém filtração tripla, bombas, aquecedor de água e outros elementos que permitem seu funcionamento.